Como montar uma Mesa de Jantar: 9 passos + 18 inspirações

Independente de qual a ocasião, montar uma mesa de jantar é sempre uma excelente oportunidade para receber familiares e amigos em casa, para assim, celebrar diferentes momentos.

Seja para comemorar um aniversário ou uma formatura, para tornar um outro momento importante memorável ou qualquer outro motivo, pode ser bastante útil saber quais passos seguir para realizar a montagem de uma mesa de jantar.

Se você quer saber mais sobre isso, confira abaixo todos os detalhes de nosso artigo no index.

E aqui vai um spoiler: no fim dele separamos 18 fotos para te inspirar a criar a sua mesa de jantar. Preparado para deixar sua criatividade aflorar? Então, não deixe de conferir essa parte de nosso conteúdo também. 


Index

Planejamentos Iniciais

1 – Pense na ocasião do jantar

Para começar, é necessário que você saiba qual a ocasião que vai envolver esse jantar que você quer realizar. Entre algumas delas, por exemplo, podemos citar:

  • Um jantar comum da sua rotina.
  • Comemoração de Aniversário.
  • Comemoração de Formatura.
  • Celebração de Natal.
  • Celebração de Noivado.
  • Celebração de Páscoa.
  • Temática de Festa Junina.
  • Temática de Halloween.
  • Com outros tipos de temáticas.


A lista de exemplos pode ser imensa e esses que citamos são apenas alguns.


2 – Tome decisões de acordo com o clima da noite e o ambiente que você deseja realizar o jantar

É de grande importância que você busque saber mais informações sobre como vai estar possivelmente o clima da noite em que você irá realizar o jantar, além de, pensar em qual ambiente vai desejar que o mesmo aconteça (como por exemplo, na sua sala, na sua cozinha, no seu quintal…). 

Para ilustrar as tomadas de decisões referentes a isso podemos supor os seguintes casos:

Caso A – Uma pessoa vai realizar um jantar na sala de sua casa em uma noite que esteja chuvosa:

Podemos pensar na ideia para que ela separe um local na sua casa para que as visitas possam colocar seus guardas-chuvas ao chegarem. 

Caso B – Também há o caso daqueles que desejam montar uma mesa de jantar ao ar livre para receber seus convidados:

Para isso é importante se atentar a como vai estar possivelmente o clima na noite e montar um plano de gestão de riscos para caso uma chuva ou mau tempo inviabilize que o mesmo seja realizado ao ar livre.

Caso C – Outra questão seria buscar pensar em pratos e bebidas para o cardápio que façam sentido com o clima atual:

Para exemplificar, podemos mencionar, que caso o jantar seja feito em um momento em que está fazendo muito frio, talvez não faça sentido incluir neste sobremesas que sejam muito geladas.

Estes são apenas alguns casos ilustrativos. É necessário adequar seu planejamento de acordo com o ambiente que você escolher e como vai estar possivelmente o clima na noite que você irá realizar tudo. Cada planejamento destes irá exigir diferentes tipos de informações e gestão de riscos.


cardapio-apresentado-em-papel


Depois de definir qual a ocasião, buscar saber mais sobre o clima e pensar no ambiente em que tudo será realizado para tomar decisões sobre seu evento, é necessário escolher o menu da noite, ou seja:

O que você pretende servir no cardápio (entre alimentos e bebidas). Pense se você gostaria de servir uma entrada e sobremesa, além do prato principal, ou algum tipo de bebida específica, etc. 

Para decidir isso se atente as seguintes informações:

  • Veja se algum de seus convidados tem algum tipo de restrição referente a algum (a) alimento/bebida ou outro tipo de demanda.
  • Pense em pratos e bebidas que sejam mais comuns das pessoas gostarem e busque, se possível, trazer ao menos duas ou três opções distintas de cada para que elas possam escolher. Um exemplo disso é de alguém que decide fazer um jantar da noite da pizza em sua casa, então, essa pessoa prepara pizzas de três sabores diferentes e compra dois sabores de refrigerantes, além de um suco específico, e claro água, para que seus convidados possam escolher a opção mais desejada. 

  • Leve em consideração o que falamos no tópico anterior (no Caso C) sobre a situação de pensar em pratos e bebidas que combinam com o clima da noite.

Toda essa escolha do cardápio será importante para dar continuidade nas próximas etapas.


4 – Estruture como será a preparação e execução do jantar

Agora é o momento de estruturar como será a preparação a execução do jantar, levando em conta o seguinte:

  • Defina se você mesmo e/ou alguém próximo irá preparar tudo na cozinha ou se irá contratar o serviço de alguma empresa para realizar essa preparação.
  • Caso você e/ou alguém próximo fique (m) responsável (eis) pela preparação, certifique-se de fazer uma lista com os alimentos, itens para cozinhar eles e as bebidas que vocês precisam comprar.
  • Pense se você vai querer servir os pratos do jantar na mesa em que os convidados vão comer ou em uma outra mesa de apoio (ou seja, os convidados irão levantar e caminhar até lá para se servirem).
  • Pense no momento após o jantar que irá exigir uma limpeza da cozinha e do ambiente onde o mesmo será realizado, e com isso, já deixe comprado os produtos e materiais de limpeza necessários.


Chegou o momento de montar a mesa

5 – Se atente a iluminação do ambiente em que a mesa estará localizada

É importante que o mesmo esteja com uma boa iluminação que possibilite com que os convidados possam ver uns aos outros com clareza e apreciar a refeição.


6 – Escolha os itens necessários para servir o jantar

itens-para-servir-comida


Como você já pensou no menu, agora é mais fácil saber quais itens serão necessários para servir tudo. Entre estes podem estar:

  • Sousplats, jogos americanos ou toalha de mesa para colocar embaixo dos pratos, talheres, copos, taças e guardanapos
  • Escolha se vai querer colocar pratos giratórios ou toalhas de centro na mesa
  • Prato Maior: utilizado para servir o prato principal
  • Prato Menor: utilizado para servir a entrada
  • Prato Pequeno, Taça, Tigela ou Prato Fundo para a Sobremesa – Observação: A escolha desses itens vai depender do tamanho e/ou textura da sobremesa. Além disso, quando se usa taça ou tigela é importante posicioná-las em cima de um prato pequeno para que o convidado tenha onde colocar sua colher, por exemplo.

  • Prato de Sopa
  • Talheres Maiores para o Prato Principal
  • Talheres Menores para a Entrada
  • Talheres Menores para a Sobremesa
  • Talheres para o Prato de Sopa
  • Copo: para servir água, refrigerante e suco
  • Taça Média: para servir vinho tinto
  • Taça Menor: para servir vinho branco
  • Guardanapo (pode ser de papel ou de tecido)


7 – Escolha a decoração da mesa e do ambiente

Vale mencionar que para isso você tem a possibilidade de comprar alguns itens se desejar ou pode utilizar os que já possui em casa. 

Coisas que podem parecer simples, muitas vezes, dão um toque especial para o lugar e o deixam ainda mais encantador, como por exemplo, vasos de flores, pequenos objetos decorativos, etc.

E pode parecer óbvio, mas, não custa relembrar: 

  • Escolha cada um destes enfeites de acordo com a temática da ocasião que você tem em mente.
  • Escolha cores que combinem entre elas tanto para os utensílios na mesa quanto para os itens decorativos.


8 – Ordem e organização dos itens na mesa

Coloque os pratos um em cima do outro na ordem do que vai ser servido primeiro – esse ponto se refere apenas aos pratos para entrada, prato principal e/ou de sopa.

Coloque os talheres de fora para dentro, na ordem do que vai ser servido primeiro. Do lado direito posicione as facas com a parte do corte virada para dentro, já do lado esquerdo posicione os garfos. Lembre-se também que são talheres diferentes para a entrada e para o prato principal e/ou prato de sopa.

Coloque as colheres acima do prato, com a ponta virada para a esquerda.

Posicione os copos e taças na ordem dos maiores para os menores.

Você pode escolher colocar o guardanapo sobre o prato no centro ou fora ao lado esquerdo dele.

Para servir a sobremesa e os itens dela: espere todos os convidados terminarem o prato principal, retire tudo da mesa que não for útil para esse momento da sobremesa e assim disponibilize o que for necessário para que os convidados possam se servir. E como já mencionamos: caso você decida usar taças ou tigelas, é importante posicioná-las em cima de um prato pequeno para que o convidado tenha onde colocar sua colher, por exemplo.


9 – Deixe espaço entre as cadeiras e itens (exemplo: talheres e pratos) + cuide do conforto dos convidados

Procure deixar um espaço entre cada convidado que os possibilite se sentirem confortáveis para se movimentarem na hora de comer, de conversar ou de sair da mesa.

Busque também colocar cadeiras confortáveis para que cada convidado possa se sentar e se atente se nenhuma destas está com algo quebrado antes de recebê-los. 


Fotos para se Inspirar

Se inspire com fotografias de mesas postas de jantar de diferentes temas e mesas extras para colocar o que vai ser servido (como uma mesa de buffet).

Mesas para Jantar

ideia-de-mesa-numero-um


ideia-de-mesa-numero-dois


ideia-de-mesa-numero-tres


ideia-de-mesa-numero-quatro


ideia-de-mesa-numero-cinco


ideia-de-mesa-numero-seis


ideia-de-mesa-numero-sete


ideia-de-mesa-numero-oito


ideia-de-mesa-numero-nove


ideia-de-mesa-numero-dez


ideia-de-mesa-numero-onze


ideia-de-mesa-numero-doze



Mesas Extras de Buffet

ideia-de-buffet-numero-um


ideia-de-buffet-numero-dois


ideia-de-buffet-numero-tres


ideia-de-buffet-numero-quatro


ideia-de-buffet-numero-cinco


ideia-de-buffet-numero-seis



Conclusão

Organizar um jantar para receber familiares e amigos é sempre uma ótima oportunidade para se aproximar mais dessas pessoas importantes para você e ter bons momentos ao lado delas.

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil para te ajudar a entender todos os passos necessários para preparar uma mesa de jantar memorável.